danny

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Trabalho de Ed. Física - 2° Bimestre

E. E. Adventor Divino de Almeida

Alunas: Danyele Cunha n° 06, Natália Leiria n° 29

Série: 2° Ano Turma: B - Turno: Vespertino

Disciplina: Ed. Física - Profª Adriana

Tema: Danças folclóricas Festas e tradições

Tipos de danças folcloricas Região Centro-Oeste

As danças folclóricas evoluíram de várias maneiras a partir de antigos rituais mágicos e religiosos. No Brasil, as danças folclóricas resultaram da fusão das culturas portuguesa, negra e indígena.

Batuque

O Batuque é uma dança de origem africana, do ritual da procriação. Foi severamente proibida na época colonial pelos padres. Dança muito popular em algumas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica ao lado dos tocadores. As mulheres ficam a uns 15 metros de distância. Então, começa a dança, começam as umbigadas. Cada homem, dançando, dá três umbigadas numa mulher.Os músicos tocam. Um batuqueiro "modista" faz a poesia, os versos.Há o solo e, em seguida, o coro é feito por todos que estão batucando.

Dança do Carimbó

Criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses. Inicialmente, segundo tudo indica, era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambás começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano. Por isso contagiava até mesmo os colonizadores portugueses que, pelo interesse de conseguir mão-de-obra para os mais diversos trabalhos, não somente estimulavam essas manifestações, como também, excepcionalmente, faziam questão de participar, acrescentando traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Não é à toa que a "Dança do Carimbó" apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas, como os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente.

Maracatu

Grupo carnavalesco, de origem negra, que desfila em Pernambuco, Ceará e outros estados do nordeste brasileiro. Os integrantes do maracatu percorrem as ruas, cantando e dançando ao som de percussão, fantasiados de rei, rainha, príncipes, damas, embaixadores, índios e baianas. O termo maracatu também designa a música que acompanha os desfiles.


Tipos de danças folcloricas Região Centro-Oeste

Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.